Low Limits Manual – jogando o turn – pt. VI

Primeira das duas partes que escrevem sobre o turn, essa irá tratar do 2nd barrel e o check-raising no turn. As outras partes do Low Stakes Manual podem ser encontradas abaixo:

Pt. I; Pt. II; Pt. III; Pt. IV; Pt. V;

Turn play

Eu quero colocar um prefácio nesta seção para dizer que eu acho que o turn é a street mais erradamente jogada no online (uNL-MSNL, não sei quanto HSNL). Muito frequentemente, as pessoas estão somente pensando até o flop, o que faz com que tenham um GRANDE leak no turn e river e isso frequentemente os levará para spots ruins e desperdício de dinheiro.

poker home game

Dito isso, vamos ao elemento mais importante do turn:

Double Barreling

A. Meu prefácio é designado especialmente para falar sobre como os jogadores jogam o turn OOP, betar o flop e c/f o turn deveria de ser mais uma raridade do que algo comum, contudo, eu vejo acontecer todo o tempo. Eu, esperançosamente, devo ter passado conhecimento suficiente para que você não dê cbet KQ em 754 na sessão de flop play, então, esperançosamente, nós não estaremos em spots difíceis no turn. Vamos olhar quando nós devemos double barrel.

I. Draws, double barrel seus draws. Simples não? A única ocasião que você não double barrel seus draws é quando você decide que: a) você quer punir alguém que constantemente dá float e beta o turn (seu read quando a isso precisa ser muito forte, também ajudaria se você tiver um big draw), neste caso, você pode dar c/r. ou b) você tem um weak draw e recebeu call em 2 spots. Por exemplo, você tem 65s em KQ10ss, no turn vem um blank e você recebeu call em 2 spots. É hora de dar c/f. Também, algo que eu devo incluir, vamos dizer que você decide cbetar AKo em Q54ss porque seu oponente dá fold para um enorme numero de cbets e você acertou um terceiro espadas no turn e você tem o As ou Ks, isto conta como um draw FWIW.

II. 2pairs+. Na maior parte das vezes, a linha b/f será sempre superior a linha c/f no turn com 2pr+, porque é uma mão muito forte. As situações que eu estarei dando c/f são, algo como 87 em 789 (turn foi um T que completa um flush), contudo, digamos que o turn não complete o flush e ainda é de 2 cores, eu betarei denovo para proteger minha mão, isso é bom grande parte das vezes. Também eu quero especificar que, quando você tem uma mão grande, não tente dar c/r no turm porque faz com que seu range de bet seja muito fraco e explorável. Quando você tem um monstro, só faça bet/bet/bet e espere levar um raise. Na ocasião em que você bete e tome um raise em uma carta que foi uma m* para você, é hora de postar uma mão (!).

III. 1 par. Digamos que você tem AA ou AQ em QT5hh ou rainbow (fwiw, quando você tem AA, a situação muda, porque é mais provável que ele tenha uma Q), mas você sempre estará betando o turn nessa situação, por value. As pessoas amam dar call e amarão dar float no flop. Continue betando para desencorajar os floats e fazer com que ele tenha uma decisão marginal com um par fraco ou draw. A única situação que você da c/c no turn é contra TAGs que você acha que irão foldar grande parte do tempo para double barrels, mas blefarão se você der check. Nesta situação, é ok dar c/c no turn, mas, absolutamente, não PODE ser seu padrão, pois é muito explorável, e, como eu descrevi mais cedo, entrega a força da sua mão e a iniciativa OOP, algo que não é muito engracado. FWIW, faca isto raramente até que você se torne confiante no seu jogo, como padrão/default, você deve sempre estar double barreling o turn com qualquer par. Entao vamos dizer, por exemplo, que nós temos JJ ou AT no mesmo board, com certeza, bete o turn. Nosso oponente pode, muitas vezes, ter um par pior, hearts ou air, e nós simplesmente não podemos dar check e desistir da mão. Também, desde que nosso range seja forte (porque nós cbetamos somente o topo de nosso range OOP no flop) estas serão as mãos mais difíceis de serem jogadas no turn e river, tente não cometer um erro, estas são b/f no turn e c/f no river, desde que não tenhamos um read (como: nosso oponente, quando erra o turn, blefa o river).

IP

I. OOP, eu te falei para double barrel todos os draws, que, estando em posição, a maioria também é verdadeiro, mas há poucas situações que não é uma boa ideia. Vamos dar uma olhada:

Você dá raise no BTN com 54dd, o flop vem AT3dd, seu oponente, que folda muito para cbets, c/c o flop (um flop que somos respeitados, por causa do As). O turn vem J (ou ainda pior, um T) nós devemos:

Check. É imperativo dar check aqui, para tirarmos nosso oponente da mão, você, normalmente, irá precisar disparar three barrels porque ele não desistirá do top pair para somente 2 bets. Estes spots são tricky e de alta variância, então, check é melhor, especialmente porque, se nós conectarmos e ele der lead no river, nós podemos ainda dar raise e o colocá-lo em um spot dificil. E se ele der check, nós podemos, normalmente, betar um tamanho considerável no river, que, normalmente, iremos receber um call de jogadores piores.

II. Vamos olhar para uma situação em que temos A5 ou K9 (qualquer par fraco, onde você está em uma situação WA/WB) e o flop tem AT6r ou K53r. Nós demos raise em LP e recebemos call dos blinds. O caller é um TAG e, normalmente, nunca loose passive (contra LP, continue betando). não há nenhuma history entre voes 2 OU háa history que você dá cbets em Axx e Kxx e desiste do turn. você cbet, ele call. O turn é um tijolo e ele dá check, você deve:

Check. Não há history entre vocês, e você tem desistido grande parte das vezes, então quando você dá check, você torna seu range baçanceado e disfarça sua mão, com o plano de receber value em streets posteriores. Double esse spot como um unknown, geralmente você irá valuetown você mesmo, porque, como não há history, seu oponente, provavelmente, irá proceder com mais cautela e eu duvido que você irá ganhar mais value dele em boards dry (boards com mais textura precisarão ser double barreled sempre com TP IP). De qualquer maneira, sua linha aqui será bet/check behind turn/(call ou bet o river, dependendo, se nos improvisarmos para 2pr ou trips, dar um raise pequeno e foldar para 3bet é, normalmente, a melhor linha, porque parece muito um bluff). Também, não dê raise muito pequeno, você quer dar um raise grande o suficiente para que pareça que você esteja blefando neste spot, mas pequeno o suficiente para receber alguns calls.

III. OK! chega de check, vamos adentrar em: betar o turn. Vamos olhar uma situação comum e muito importante:

Você dá raise c/ AK de qualquer posição (UTG-BTN, não blinds), você recebe um call (2 calls é muito mais complexo, então vamos focar em HU).

Flop é AJ7dd, AT5r, A22r KQ8ss, KJTr.

O único flop onde você estaré stackando (significa que você toma a decisao de ir em frente com sua mão no flop) é A22 (assumindo que seu oponente raramente, ou nunca, tem um 2). Se você tomar raise nos outros board, é melhor desistir da sua mão sem history, porque você estará, geralmente, flipando/drawing dead. Isto me leva a um ponto que eu fiz em uma mão mais tarde nesse post que eu quero enfatizar agora.

“Folde qualquer situação marginal onde você não esta certo de onde você está. No final, você não terminará perdendo muito dinheiro. Enfatizando que, se você, consistentemente, tomar decisões incorretas, estas situações acabarão sendo -EV. Entao folde” Isto simplesmente significa que em toda situação que você não tem um read forte ou razão, do que você irá fazer e o range de seu oponente é nebuloso, é melhor desistir da mão, do que tomar decisões marginais. Eu tenho encontrado que (e ainda acontece hoje) quando eu cometo uma dessas decisões maginais, eu estou errado MUITO mais frequentemente do que estou certo, e é, definitivamente, um big leak no meu jogo, e como tenho examinado, em jogos de outras pessoas, também.

De qualquer forma, de volta a mão, nós cbetamos 6-7bbs em 8bbs, ele dá call. Turn é (nesta ordem) 8d, Jh, Ts, Jd, 5s. Nossa ação? BET! Normalmente eu beto 16bbs ou algo assim, nestes spots, mesmo se eu não acertar um redraw. Agora o que eu preciso que você entenda é que alguma destas cartas são uma m* para nossa mão, algumas não, e também que você estará betando este turn  com um range. Então quando você tem um set nestes boards, você beta denovo (exceto AA em A22. Eu acho que eu prefiro dar check e deixar ele blefar porque é muito dificil para ele ter uma mão, e, bet flop c/c turn é uma linha muito fraca, o que é o porque nós não chegamos até aqui com TP marginais) um draw, 2 pair, etc. você beta porque seu oponente pode nunca estar certo do que você tem, e desde que a força relativa da nossa mão estará na frente do range de nossos oponentes, nós estaremos b/f (b/f aqui é realmente uma opção de balanceamento, que na verdade, nós temos 3 opções: b/f, c/c, c/f, onde b/c e c/r são, na maior parte do tempo, grande SPEW e um leak enorme).

Então nós olhamos para nossas opções, c/f não é ruim, algumas das vezes, é algo que, definitivamente, para mixar contra o oponente certo ou por causa de algo como timing ou como o jogo esta fluindo. Se você sente que você está perdendo, c/f é perfeitamente bom algumas vezes, mas não é padrão/standard. C/c é provavelmente a coisa que eu mais vejo, o que realmente me tilta, por que é horrivel. Dando c/c, você basicamente desiste da iniciative com mãos como 1 par OOP, e dá para seu oponente uma grande parte de informação da força da sua mão. Não me entenda errado, de vez em quando, contra o oponente certo, que ama dar float, isto é OK em um board seco, mas, assim como c/f, é algo de como o jogo flui e precisam ser mixados em certar ocasiões. Ao fazer OOP, você irá se encontrar, consistentemente, em decisões OOP. De qualquer maneira, desde que essas opções são coisas que podem ser utilizadas em certas situações, nossa jogada padrão é b/f.

Outra coisa que eu quero enfatizar (o que, IMO, é derivado da opção de c/c com TP no turn, que muitos TAGfishes fazem) é o medo de levar um raise. Quando você toma um raise no turn, é uma m* que você tenha que desistir da mão, mas é uma coisa boa para seu plano de jogo em geral, porque seu oponente está deixando que você saiba exatamente onde você está na mão. Muitos poucos oponentes que você joga contra são tricky o suficiente para tornar esse spot em um bluffraise ou semibluff raise, então você pode muito confortavelmente foldar para um raise, e estar certo de que está feliz que seu oponente deu raise ao invés de betar no river. De qualquer maneira, resumidamente, OOP com uma mão feita, que será a melhor maior parte das vezes, bete até que você tome um raise (a única vez que há uma excessão para esta regra é quando seu oponente tem o hábito de dar raise em você no turn, mas normalmente, eu dou uma decente quantia de crédito até que eu os vejo fazer algo diferente. Neste ponto, eu planejo ajustes)

I. Double barrel bluff Kxx ou Axx. Não o faça.

II. Double barrel Axx ou Kxx com draws, maioria das mãos marginais eu só dou check, qualquer draw maior (fd+gutshot, str8draw+pair, fd+pair) eu irei double barrel. FWIW, estes são semiblefes.

III. Meu oponente deu float com K53r, ele é taggy e pensa que eu provavelmente tenho 66-TT aqui muito das vezes. O que devo fazer?

Mixar. Mixe maior parte do tempo, mas lembre-se que você quer balancear seu range, então eu também quero aparecer com air nesta situação, quando eu double barrel o turn ele não sabe o que eu faço e pode, então, tomar uma decisão errada. Somente caso você não tenha entendido: (6 max) – $2/$4 – No Limit Hold’em

Seat 1: X ($83) Seat 2: TAG with little history ($444.30) Seat 3: X ($131.50) Seat 4: X ($60) Seat 5: X ($814.90) Seat 6: Fees ($406) X posts the small blind of $2 X posts the big blind of $4 The button is in seat #3

*** HOLE CARDS ***

Dealt to fees [9h Th] fees raises to $14 X folds TAG calls $14 X folds X folds X folds *** FLOP *** [Kh 5c 2d] Fees bets $24 TAG calls $24 *** TURN *** [Kh 5c 2d] [Ad] Fees checks TAG checks *** RIVER *** [Kh 5c 2d Ad] [2s] Fees bets $60

VII. Outra coisa que você deve tentar fazer é blefar em scary cards. Então vamos dizer que você tem qualquer mão exceto mãos fracas feitas (como Jx ou 8x, o que nós iremos estar tentando ir para o showdown). Então seu range é: draws, big hands, e air, para o seguinte cenário: Você dá raise no BTN e um dos blinds dá call. Flop é J85r, você cbeta e ele dá call (e vamos supor que ele seja um TAG ou donk, não um louco spewy ou algo e também não muito loose, contudo, deixe eu emendar aqui: os loose donks que irão dar call em quase todos os flops e foldar para quase toda cbet no turn, então identifique estes jogadores e os agrupem em fold to double). De qualquer forma, o turn vem Q, nossa melhor linha é:

Bet. QJ e T9 sao as unicas mãos que gostaram desta carta, quase todas as outras mãos do range do nosso oponente não estao felizes quanto a aparicao dessa dama, porque adiciona mais textura no board, é uma overcard e completa um str8 draw. Obviamente, você tem que betar monster por value, mas desde que essa situação acarrete MUITO fold equity, nos definitivamente precisamos blefar/semiblefar esta situação. Algo que eu devo especificar é que, se o flop é de 2 cores, eu provavelmente  não irei betar porque nosso oponente pode ter pego um pair+fd, gutshot+fd, etc. Entretanto, é possivel que você saiba que seu oponente da c/r no flop com flush draw, neste caso, betar denovo é bom.

VIII. Ultima situação que eu quero falar sobre é um cenário muito básico. Você tem AK ou KQ em AT5 ou K94 (rainbow ou 2 cores). Você abre/isola de qualquer lugar e ele dá call. Você está IP. Vamos dizer que nós isolamos, então o pot é 11bbs, cbet 8bbs.

O turn é qualquer coisa, o pot está agora com 27bbs, você deve b/f 20-23bbs por value. A única situação onde esta não é uma linha que você adota é se você sabe que: ele ama um draw, e conseguiu acertar, ele folda para muitos turns e blefa muitos rivers, OU você sabe que ele frequentemente, c/r semiblefa o turn. Se este for o caso, então ajuste e jogue de acordo, caso contrário, b/f é o melhor. não DÊ CHECK BEHIND NO TURN POR POT CONTROL COM AS MELHORES mãos AO MENOS QUE você TENHA UMA MUITO, MUITO BOA RAZÃO.

Check/raising

Nos jogos que a maioria de voceês jogam, vocês não construirão history suficiente com qualquer oponente para dar c/r no turn por value porque há muitos jogadores. O que estou advocando é que nós iremos dar c/r no flop tanto, para explorar as pessoas que cbetam muito, que você deve balancear seu range dando c/r com suas mãos grandes no flop, o que significa que muitas mãos grandes são feitas no turn. Há uma situação que você dá c/r no turn por value, então vamos ver isso primeiro.

A. Você dá flat call com TT OOP e o flop vem 953 ou J32, duas cores ou rainbow. Você dá c/c numa cbet normal. O turn é um T (você dá check, obviamente) e seu oponente double barrel (seu oponente é pouco agressivo, mas é o tipo de jogador que daria check behind em JT32x). Aqui é um spot que você deve dar c/r porque a falta de agressão de seu oponente significa que ele não da value bet thin suficiente, então, ele irá dar check behind o river e nós não queremos porque nós queremos stacká-lo [C/c o turn e b/c o river é OK, mas é algo doido se você fizer isso]. De qualquer forma, o que você não deve fazer nunca é c/c turn e check o river para este tipo de jogadores, ele irá dar check behind muito das vezes, contudo, no evento em que seu oponente é super aggro, eu deixaria ele betar o river e daria c/r. Obviamente, essa situação muda assim que os stacks aumentam.

B. Você dá c/c em uma mão média, como 77 em 956 ou AT em J102, e seu oponente double barrel. Neste ponto, seu oponente pensa ter a melhor mão maior parte do tempo, e você não quer dar c/c com weak pair OOP. Outra coisa que você sabe sobre o range de seu oponente é que contem alguns draws como 98 ou K!, e uma tonelada de mãos 1 par, assim como bluffs. O que você conclui é que o range de seu oponente para dar c/c é pequeno, entao este é um spot para dar bluffraise no turn (é quase um semiblefe porque você esta transformando uma mão feita com 5-6 outs para um blefe). Este é um ótimo spot para dar c/r porque você pode facilmente foldar para ações seguintes improváveis e você põe pressão no seu oponente. A maioria das pessoas não quer continuar com uma mão do tipo um par neste spot porque na visão delas é muito incomum que você esteja blefando porque é uma jogada muito ousada, eles não saberão que mãos você pode ter para dar c/c no flop e c/r turn, outra razão que é uma ótima jogada é porque eles nunca suspeitariam que você transformou um middle pair em um bluff c/r.

De qualquer maneira, vamos dizer:

AT em JT2, você flat um open LP dos blinds e c/c em uma cbet de 6bbs.

No turn o pot está com ~21bbs e seu oponente beta ~12-16bbs como um double, eu provavelmente daria c/r para ~44-50bbs, fold pra shove, e check/fold no river se vier um tijolo. Eu shovaria o river se fosse um A ou T.

Eu também gostaria de adicionar de que ajuda muito se o turn for um 9 8 ou 7, como completa draws/2pair, também que é ruim se for um K ou Q ao menos que você tenha um note que ele double barrel scary cards. FWIW se o turn é um T ou A, eu daria c/c denovo ao menos que nos tenhamos history.

Parte VII

Deixe um comentário