Low Limits Manual – jogando o flop – pt. V

A quinta parte do manual de low limits discorre sobre a segunda parte do jogo no flop, analisando as possíveis situações que podem ocorrer em relação ao raising, ao bluff e em unraised pots. As outras partes do artigos podem ser encontradas abaixo:

Pt. I; Pt. II; Pt. III; Pt. IV;

Raising

1. Isto é algo que você não estará fazendo muito, mas há algumas situações. Vamos dividir esse tópico em duas seções: quando você é o PFR e quando não é.

A. Quando você é o PFR e você irá dar raise no flop, isto implica que alguém te deu uma donk bet. Assim, seu raise, como todos os raises no poker, será por value ou por bluff.

Primeiro vamos ver quando nós o fazemos por value.

cartas straight flush espadas poker

Vamos dizer que um jogador é um donk 50/15 ou algo assim. Tem uma history decente de dar lead com mãos fracas, especificamente com par fracos, mas também tem ido pro showdown com draws. Você tem AJo em AK6r ou AT8dd, em ambos os casos você geralmente quer dar raise na weak lead dele, então vamos dizer que ele beta 4bbs into 8bbs, provavelmente faze algo em torno de 14-16bbs é o melhor porque você não quer jogar fora a iniciativa da mão porque isto faz com que seja difícil extrair value em outras streets. Desde que nós saibamos que ele tem algo como A5 ou 67dd nós queremos colocar um raise por value enquanto estamos na frente. Algumas vezes ele irá foldar e está tudo bem, mas a melhor jogada é dar raise: “Dar call é a pior opção no poker, é horrivel. Frequentemente, é melhor dar raise ou fold do que call, contudo, isto não pode ser confundido com “call é sempre ruim”, há situações que o call é a unica opção”.

Eu digo isto porque quando você dá call (ao menos que você tenha algo como um read muito forte, e você está fazendo isso propositalmente para fazer uma trap no seu oponente ou dar float de alguma maneira) você geralmente não tem ideia onde sua mão está (isto será muito ambiguo).

Agora vamos refletir o que esse pedaço de informação significa em relacão à mão. Se você terminar dando só call e algo como como um 5 ou um ouros aparece, as mãos que você acha que estão no range dele acabam se tornando melhor que a sua, mas você não sabe se ele tem ou não tem esse tipo de mãos. Quando damos raise no flop e bet turn nos podemos estar certos de que ele completou ou não completou sua mão porque ele irá dar c/r no turn SOMENTE por value, estes tipos de jogadores ruim nunca irão dar semibluff, ou fazer com que mãos como esta sejam por bluff no turn, é muito sofisticado e tricky e geralmente está MUITO longe da cabeça deles. Meu conselho é: dar raise no flop como descrito, bete o turn 20~25bbs e bete o river pequeno também, ~30bbs.

Eu pensei sobre isso por um instante e vi que esse é o único tipo real de situação que eu vejo que cabe um value raise no flop como o PFR, então vamos adentrar nos bluffs.

Bluffs

Normalmente quando alguém dá uma donk minbet no flop ele não terá uma boa mão. Não é sempre verdadeiro, mas, na maior parte do tempo eles tem um range muito fraco, normalmente um TP fraco, na melhor das hipóteses. Para esses tipos de spots eu SEMPRE dou bluff-raise na primeira vez, para construir history, reads e também para por pressão nele e colocá-lo em uma situação de decisão OOP, o que sempre é dificil. Denovo, normalmente, é melhor fazer isto com QJ em T8x ou com flush draws, mas nunca será fácil assim. Vamos olhar um spot mais complicado.

Nós temos 98 ou A5 em J77r. Se um donk vem até você, vamos dizer, com um lead maior. Vamos supor que ele bete 6bbs em 8bbs. A primeira questão que você deve se perguntar é “o que ele tem?”. Se ele é trappy/tricky e você não o tem visto dar slowplay com sets até o river, ou entãao deu um c/r no river com uma mão forte óbvia, ou, em geral, a última vez que você viu ele ter um monstro ele deu check no flop, você pode, imediatamente, eliminar do isso do range dele. Então significa que ele tem: TP forte/fraco, weak pairs, air. Vamos dizer que ele 3beta QQ+. E QJ+ é incomum baseado na history com ele (c/c estes tipos de mão). Então no caso que ele não estará nunca dando lead com essas mãos, o range dele irá ser super weak, e eu com certeza, iria para o bluff/raise. Denovo, como sempre, é sempre bom ter um redraw para straight ou A, mas, realmente, sua mão pode ser ATC (any two cards) porque você sabe que o range dele é weak. Nunca faça bluffs em várias streets aqui, eu tenho visto muitos calldowns que não fazem sentido aqui. Coincidentemente, eu jogo AJ neste board da mesma maneira, somente porque eu sei que se ele der call no flop (desde que eu joguei minha mão fast) ele está geralmente pensando que eu estou blefando e tomou a decisão de chamar no mínimo mais uma aposta. Então quando você for donked, pense sobre o range dele, se ele não pode ter uma mão grande aqui, é hora de dar raise. Se ele pode ter uma mão forte ou você não sabe, provavelmente, é hora de foldar, mas em raras ocasiões é bom dar bluff-raise com gutshot ou AK por 6 outs. Não faça disso um hábito ao menos que ele folde bastante.

O que eu quis dizer sobre bluffraise contra donks é adivinhar seu range. Se for fraco, explore-o blefando, e se for forte/unknown, explore-o foldando (simples, não? É incrível como donks não balanceam seus ranges).

Vamos focar nas criaturas mais complicadas: os TAGs.

A primeira coisa a entender é que muitos TAGs que jogam algo como 21/18 somente dão flatcall com AQ/KQ e pares (na maior parte, conforme a distância entre VPIP e PFR aumenta, mãos como KJo e 87s também aumentam). Vamos olhar uma situação comum (quão longe os leads atingem):

Você abre do CO com AQ ou 56, TAG (20/18) dá call do SB, flop vem K42r, ele dá lead de 6bbs into 8bbs, qual a sua jogada?

Raise. Geralmente ele irá ter 55-99 aqui porque ele odeia a linha c/c, e porque é dificil jogar OOP com weak pair e sem a iniciativa. O único problema é que ele não terá muitas mãos Kx no range dele e raramente terá um set (entretanto, há jogadores que só irão ter sets aqui. Estou pensando em alguns regulares da NL400 que somente dão lead em sets, então eu somente foldo para todos os seus leads). De qualquer maneira, é muito mais fácil para nós termos uma mão grande do que é para ele, então este é um spot que eu dou bluffraise todas as vezes. Sem history, dar call com Kx+ é provavelmente melhor, contudo, se ele dá call no raise e tenta ir pra showdown sempre com, vamos dizer, 99, por exemplo, você deve começar a dar raise com Kx+ para balancear seu range, também para tornar impossível para ele dar lead e dar call em um raise. Como em outros momentos, é sempre bom ter um gutshot/overcard/backdoor flush draw. Isto irá me guiar para outra coisa que quero enfatizar:

“Até que seu oponente ajuste-se (adapte-se), continue o explorando”.

Isto pode ser aplicado em muitas maneiras, mas a mais comum é dar bluffraise nos leads, c/r cbets, ou 3bet IP. Até que ele faca algo contra (3bets/4bets/calls down etc) você deve continuar fazendo (ao menos que você não queira seu dinheiro).

Então vamos dizer que ele faça denovo na próxima órbita, dê raise novamente.  (FWIW esta situação é basicamente a mesma no board A high, ele sabe que você irá dar cbet MUITAS vezes e ele não quer dar c/c).

Ok, este caso foi simples, agora vamos entrar em spots mais complexos.

Você tem A2dd no BTN, um bom TAG, 20/16, flat call do BB. O flop vem J87dd. Ele dá lead, você deve:

Call. Bruto, eu sei, mas dar call aqui é o melhor. Minha razão aqui é que ele provavelmente pensará que você dá mais raise com FD’s aqui, então ser pago em outras streets será mais fácil. Também, na maior parte das vezes, o range de b/3b dele tem muitas outras mãos WB/SB do que mãos WA, e maioria das mãos WA estarão drawing dead. FWIW as únicas mãos que eu dou raise nesse tipo de spot são monster draw (como AJdd), monsters (como T9 ou 88) e blefes puros. Eu estou polarizando meu range, mas polarizar meu range é OK boa parte das vezes, porque: A) meu oponente pode não saber o que é polarizar o range e B) mesmo que ele saiba, ele provavelmente não irá ter history suficiente ou saber como usar essa informação a favor dele. Meu range tem blefes porque: A) ele me viu ter um monstro aqui antes, ou B) eu vi ele dar b/f nesse spot. De qualquer maneira, dê call. Se você fizer seu flush, bete grande o suficiente no turn e river, ele normalmente não lhe dará crédito. Também, se você completar e ele betar denovo, dê um raise pequeno o suficiente para que ele pense que você pode blefar aqui algumas vezes, mas bete grande o suficiente até onde ele o pagará pra ver o river por seu stack (deep modifica tudo, você irá ter que descobrir como maximizar o value deep, somente pense como ele joga e com quais mãos ele o irá pagar, e como ganhar o máximo com aquela mão). A última coisa para especificar sobre esta mão é que eu provavelmente daria c/c em qualquer turn que não dobrar o board e que eu checko behind o As para: a) extrair valor no river, b) não ser towned (value betado), c) deixar ele draw com a segunda melhor mão.

2. E quando nós não somos o PFR?

A. Há alguns poucos spots para dar bluffraise quando você levou flat call. Boards monotone e rainbow, especificamente.

I. Vamos dizer que você tenha 66 (com ou sem o espadas). Você dá call em EP de um TAG, o flop vem T54sss ou KQ5sss, qualquer um dos dois é ok. Ele cbeta (que, btw, o range dele de cbet é qualquer PP com um espadas, sets, flushs, qualquer As, qualquer K, maioria das damas, maioria dos valetes, e provavelmente alguma coisa aleatoria como AJo ou 87dd). Ok, dado este range e nenhuma history, quanto do range dele suporta um raise nesse board? Até algo como AQs esta flipando/dead contra todos os seus value raises. Entao, simplesmente, maioria do range não pode continuar com um raise, então raise aqui é muito superior do que call ou fold. E também constrói uma imagem que você estará, eventualmente, o stackando com AA ou algo.

II. Outro spot legal para dar bluffraise é algo como K98r ou AJ8r com JT ou T9, somente porque ele irá ter 1 par maioria das vezes, e se ele decidir dar call, nós vamos ter um redraw, etc. Você nem precisa de um draw. Honestamente, transforme 22 em um bluffraise, isso faz com que você seja mais difícil de se jogar contra e frequentemente irá ganhar o pot . Do outro lado, quão encucado você irá ficar se você tiver AK/AQ e alguem dá raise nesse spot?

III. O último spot que eu quero falar é em multiway pots. Pense nestas situações como squeezes posflop.Digamos que o UTG/MP dê open, CO call, nós estamos BTN com 65ss, ATss ou 55. O flop vem J84r (com um espada). PFR cbet, CO call, sua melhor jogada aqui é dar raise, todas as suas mãos tem outs (embora 55 bem menos que as outras duas), se levar call, e parece muito forte, essa jogada faz com que pareca que você tenha um set (é muito dificil representar um set pósflop quando blefando, este é um dos unicos spots, também, FWIW, é legal dar c/r aqui com, por exemplo, uma overcard e BDFD ou algo assim. Somente porque parece fortíssimo). Então vamos dizer que o PFR cbeta 10bbs into 13bbs, CO call, eu provavelmente iria fazer algo como 40bbs (também faça isto com sets, isto é chamado balancear o range) e, obviamente, folde para um shove. Se o CO der overcall, ele tem um set ou é MUITO ruim, de qualquer forma de check no turn se você errar ou pegar um draw. Se o PFR der call, somente bete se você acertar a gin card, como 9s para A10, ou 3s para 56 (e obviamente o 7). O tamanho da aposta no turn depende do que você acha do seu oponente, se ele pensa que uma aposta de 1/2 stack é uma aposta forte, bete, caso contrário shove. (FWIW você não precisa de huge draws para fazer este tipo de jogada, desde que a maior parte do seu range esteja polarizado entre monsters e draws para fazer este tipo de jogada, é uma boa opção, tendo uma boa imagem. Isto significa que o board não seja de 2 cores).

B. valuetown

I. Não há muito spots para dar value raise no flop a menos que você esteja balanceando seu range como falado no exemplo 3. Mas há alguns. Especialmente:

– Você tem 88 ou AA (você deu flat call com AA esperando um squeeze de um donk) e o flop veio 833 (duas cores ou rainbow, não importa). Este é um spot incrível para dar raise no PFR porque está subentendido que ele tenha um range sólido, e é dificil você ter muita coisa, então, eu não fico surpreso quando eu vejo um TT ou um AK em um 3bet bluff. Se ele der 3bet, shove right now. Quando você dá call, dá a ele muita oportunidade de fugir do pot, e muito pouca oportunidade dele melhorar e você ser pago. FWIW este é um spot horrível para dar bluffraise sem history de você ter stackado ele com AA depois de ter dado flat call.

II. O segundo spot é quando você flopa 2pairs+ num drawy board, entao você tem 98 ou 88 em K98ss, difinitivamente, raise e tente stacká-lo.

III. Último spot que eu gostaria de dizer é, o board é A32 ou A22 ou algo assim e você deu flat call com AK (fwiw, é muito melhor quando o board está dobrado, você, definitivamente, quer jogar a mão fast e tentar stacká-lo no flop quando ele pensa que você está blefando (porque, sério, além de quads/set o que ele pode ter em um board desses?))

Unraised pots

Eu estou muito feliz em escrever esta parte neste livro porque eu nunca vi um post que discuta a importância de ganhar unraised pots ou a metodologia por trás disso.

Você, geralmente, deve ser muito stabby (stab = algo como atirar; que significa que você está nos blinds e OOP) porque nestas situações, eu irei descrever como se você tivesse uma mão moderada para forte e pretendo jogar fast dando lead OOP contra o range do seu oponente que será fraco em relacão ao board.

I. Boards secos:

Este é a situação mais comum e significante para ganhar unraised pots. Digamos que o board é 522r, J73r, 1052r, 1033r, 239r, Q72r, K84r, 884r, etc. etc. você quer ser stabby nestes board todas as vezes.

Primeiro vamos focar em boards dobrados e vamos usar 933r como nosso exemplo. Se você está no SB ou no BB e o SB dá check, bete todo seu range (se não tiver nenhum read de que alguém dê limp com AA ou dá c/c no SB neste spot). Parecerá que você tem um 9 no mínimo, e geralmente as pessoas irão foldar, porque eles sabem que você pode ter um 3, e nós sabemos que nossos oponentes raramente terão. Também, não se esqueça em dar lead com trips aqui. Também, seja cauteloso, se tomar call, desista se você tiver air.

O pensamento no board dobrado é simples. Agora vamos para o mundo do J73r. Você basicamente quer dar lead nesses quando você tem bottom pair e um BDFD, middle/top pair, gutshot, Kx ou Ax BDFD, algo como A5s é realmente bom porque você tem 2BDSD e BDFD e uma over. De qualquer maneira, se você tiver uma parte do board, pot (quando eu digo por eu quero dizer betpot, então ninguem irá ficar fazendo gracinha). Uma vez recebido um call, eu beto todo turn que eu melhorar e c/f todos os gutters, etc. que erraram. Obviamente eu continuo betando 2pairs, TP, etc.

Bete também, todas as mãos que eu falei antes, onde você tem redraws malucos, se o SB der lead e eu tenho uma dessas mãos, eu normalmente dou potraise porque: a) parece muito forte, b) será dificil ele continuar porque o board está seco, e ultimamente, c) se ele, ainda assim, der call, ele, provavelmente, irá colocar muito dinheiro com uma mão marginal, ou ele tem uma mão grande, e se nós acertarmos, nós iremos ganhar um pot grande.

II. Heavy boards

Em geral, você vai precisar de um strong draw/pair/etc para dar lead nesses tipos de spots. Então vamos dizer que nós temos J9dd em K107dd, então, betpot flop, se você receber call em um spot, betpot o turn, em dois spots, provavelmente algo ~75% do pot, mas continue dando lead. Os tipos de jogadas em heavy boards não é o tipo de jogada em que blefaremos sempre, então nós devemos, basicamente, double barrel nosso range inteiro ao menos que uma carta ruim apareça, como um flush ou 4straight ou algo assim. Definitivamente, double barrel todo os draws, ao menos que uma carta MUITO ruim apareca. Também, digamos que você tenha 98o em T73, e o turn vem 10 ou 7, eu, provavelmente, betaria denovo porque, mesmo que seja ruim para nossa mão, parecerá muito forte e, provavelmente, ganharemos muitos pots.

Parte VI

Deixe um comentário

