Mid to High Stakes: Open Your Mind

Escrito por Phil Galfond – bluefirepoker.com
Traduzido por Yuri Utumi – Poker Artigos

Então, você chegou a um nível no qual você pode bater consistentemente a NL600. Você já estudou o jogo e colocar em muitas horas da sua vida para chegar onde você está. Parabéns, isso não é fácil. Você dá uma olhada nos jogos de $25/50 e percebe que a maioria dos caras ali leram os mesmos livros e colocaram ainda mais horas de prática no jogo do que você. Eles sabem o que você está pensando. Eles sabem por que você aposta no river. Eles sabem o range de mãos que você dá re-raise pré-flop naquele spot. Eles têm uma resposta prática, condicionada, calculada e padronizada para tudo que você está pensando. Assim como você pode vencê-los?

poker fichas azuis blue chips

Quando você começa a subir de stakes e começa a jogar contra oponentes mais sábios, você tem que abrir o seu jogo. Uma maneira desuperar o jogador padrão, sólido e multi-tabling pro dos limites altos é fazê-lo pensar. Esse jogador é condicionado às mesmas situações todo dia. Você faz um open raise do tamanho do pote do botão. Ele call no BB. Flop é A-Q-5-rainbow. Ele check; você apostar $30 em $44. Ele viu tal cenário (ou um muito semelhante) centenas de vezes, e ele sabe como lidar com isso.

Mas e se você apostar $10 num pote de $44? E se você apostar $87? Ele teria que parar e pensar. Ele estaria em um local desconhecido e provavelmente não iria se sentir confortável. Por que temos de apostar uma determinada quantia em um pote? Em No-Limit Hold’em você tem tantas opções… Por que você tiraria um movimento do seu arsenal? A razão para que você deva fazer jogadass fora do padrão é incentivar os seus adversários a cometer um erro. Por favor, tenha cuidado. A chave para utilizar suas opções bem é saber por que você está fazendo o jogo que você está fazendo. NÃO É simplesmente sair por aí fazendo apostas sem sentido e sem nenhuma razão em todo spot.

Vamos entrar em alguns exemplos. A razão mais simples para fazer um movimento não convencional é objetivada na sua imagem na mesa: afetar o que os seus adversários pensam de você. Meu amigo Craig me disse uma vez sobre uma jogada que ele adora fazer. Três jogadores dão limp antes dele e ele tem 8s Js na última posição. Em vez de dar limp também ou fazer um grande raise, ele dá um mini-raise. Por quê? Assim os seus adversários pensam que ele é um idiota. É uma forma muito barata para enganar sua oposição, e ele vai lucrar mais tarde, à noite, quando aqueles oponentes cometerem erros contra si com base em como eles pensam que “aquele idiota” joga.

Às vezes você pode fazer uma jogada por imagem e receber o bônus de obter informações. Você está jogando $50/100NL Hold’em com stacks de $10k. Você raise para $300 no botão e o BB call. Flop é 9-7-2 com dois ouros, e seu oponente check. você aposta $ 150 em $ 600. Seu oponente call. Agora, você fez várias coisas. Você provavelmente já fez seu oponente pensar que você é burro, e você aprendeu alguma coisa sobre sua mão. Não há quase nenhuma forma que seu oponente pode ter dois pares ou melhor. Em um flop heavy drawy, ele nunca iria apenas dar call com uma mão grande. Ele erguia a proteger e ganhar dinheiro com a mão. Agora você pode usar essa sua informação para blefar a mão mão fraca de seu oponente mais tarde, ou para retardar e obter o máximo valor com sua mão forte. Você também se deu a opção de ver um river de forma muito barata, pois ele provavelmente vai dar cehck no turn também.

Aqui está uma mão grande que joguei recentemente contra um muito bom e muito agressivo pro de high stakes. Estamos jogando $200/400NL four handed. Ele possui $47k e eu tenho-o coberto (tenho mais dinheiro na mesa do que ele). Ele raise no botão e eu dou call no BB com o Ad 8d. Flop K-8-6 rainbow. Eu check, ele aposta o pote ($2600); eu call. O turn, por sua vez, é um 6 off. Eu check e ele beta o pote novamente com $6800. Ele é muito agressivo e que ele iria apostar por valor com KQ em todas as três streets. Ele iria dar check behind no turn, provavelmente, com K-T. Ele poderia betar também o turn, mas às vezes desistir no river com mãos como 9s 7s, 7d 5d, 9-T, e ocasionalmente completar o seu blefe. Eu decidi dar call no turn. O river é um dez. Eu dou check. Ele pensa um pouco e depois aposta $15.200 em $20.400. Agora, para dar call nessa aposta eu tenho que pensar que ele está blefando cerca de 30% das vezes (com base em pot odds). Eu tenho um par de oitos, então tudo que eu posso bater é um blefe.

Então, call ou fold? Escolha um, agora.

Na hora achei que ele não estava blefando 30% das vezes. Talvez como 15-20%, o que não foi o suficiente para dar call. Então, resolvi dar… RAISE! Eu fui all-in com $36.000, deixando-o $21.000 a mais para o call. Então, eu estava arriscando $36k para ganhar $35.6k. Esta jogada tinha que funcionar metade da vezes para se tornar break even. Então, eu ganho aquele pote que ganharia 15-20% do tempo que ele está blefando e, além disso, se ele não está blefando, ele normalmente tem uma mão como KQ ou AA, que temos de fazê-lo largar pelo menos metade das vezes a fim de conseguir algum lucro (perceba que mesmo o call sendo rentável, um aumento poderá ser ainda mais rentável). Fazer alguém largar um overpair parece ser uma tarefa difícil, mas olhe do outro lado: dei call em um flop seco, o turn dobrou o 6 e dei call para uma aposta do tamanho do pote novamente. Não há nenhuma chance de eu dar call numa pot size bet em 2 streets com um draw. Eu tenho que ter uma mão feita (ou seja, um par ou melhor). Agora, quando eu dou raise no river, seu AA só pode bater um blefe. Eu não daria riase no river por valor com um par de reis. Assim, com o que a mão que eu poderia dar call em duas apostas do tamanho do pote e que agora eu precisaria de um blefe para ganhar? Ele pede tempo, usando ele inteiro, e finalmente folda. Eu assumo que era uma mão do tipo AK, e eu acabei ganhando um pote de $52.000.

Um aviso antes de eu ir embora: não vá dar um bluff-rainsing todo river. Seu adversário tem que ser capaz de colocá-lo em uma mão e ainda fazer um grande fold. A mesma coisa vale para fazer apostas estranhas. Saiba que tipo de reação que você está procurando e se o seu adversário irá reagir de alguma forma. Os exemplos que dei estão aqui só para te mostrar como pensar fora da caixa. Eu poderia ter listado centenas de situações onde o pensamento fora do padrão pode ajudar. Considere todas as opções que você tem. Antes de fazer um call ou fold, pense por um segundo se um aumento poderia ser melhor e por quê. Antes de apostar 2/3 do pot, pense no que apostar um quarto do pote pode fazer no seu adversário. Mesmo se você decidir que o jogo “padrão” é melhor, pelo menos agora você está pensando sobre por que você está fazendo isso.

Boa sorte a explorar suas muitas opções.

Deixe um comentário

