Low Limits Manual – jogando o pré-flop – pt. III

Na parte III do manual de micro limits trataremos das últimas três posições: o Button, o Small Blind e o Big Blind. Além disso, será discorrido um pouco sobre movimentos tais como a donk bet e o squeeze. Para aqueles que desejam dar uma olhada nas primeiras partes, os links estão abaixo:

Pt. I; Pt. II

Button (BTN)

BTN é a posição mais divertida e interessante de se estar. Há mais oportunidade de se dar raise, 3bet, isolar e dar cold call do que em qualquer outra posição. Você irá jogar o seu jogo mais loose no BTN. Seu range de raise no BTN pode ser bem vasto ou bem tight, realmente depende do jogo que você se encontra. é muito possível dar raise 50% das suas mãos no BTN. Vamos adentrar nosso range:

tabela range button btn
Range padrão de mãos do BTN

Este livro inteiro irá tentar ensiná-lo como tomar decisões sozinho, através de uma explicação detalhada e com exemplos. Este range é mto flexível, pode ser ampliado ou diminuido ate 15% dependendo da mesa.

Loose games:

O BTN é tão complicado que eu quero te dar uma diretriz bem straightforward (simples) e deixar você chegar às próprias conclusões de quando um raise no BTN é lucrativo ou não. Qualquer coisa que você daria raise em MP você pode dar raise ou isolar no BTN. As outras mãos irão te por em decisões difíceis em jogos loose. Em jogos loose onde existem muitos limp/calls você quer evitar mãos como 46s ou 89o. E na maior parte do tempo você pode isolar o donk limp/caller com tipo de mãos.K9s ou J9o.

No evento em que a mesa é loose e está limp/foldando com uma frequência decente você pode usar quase todo o range, talvez deixar de fora 2% de mãos, somente o seu botton range (46s-86s, A8-A9o, T6s-Q9s, 54s-76s, A2-A4s etc). Se você prefere algumas mãos e não gosta de outras, está bem, a analise feita anteriormente deve trazer exemplo de como certas mãos são mais fáceis e mais lucrativas de se jogar em certas situações. Se a mesa esta dando muito limp/call ou há multiway flops frequentemente você tem que eliminar algumas mãos, dar raise talvez com um range tight do CO e dar um raise maior. Está okay fazer 6bbs+1bb para cada limper, nesses jogos as pessoas não notarão ou se preocuparão com seu range ou tamanho de aposta.

Tighter Games:

Estes são bem mais interessantes. Assim que o jogo se torna mais tight e há menos limpers ou pessoas limp/fold ou jogando porcamente você pode realmente abrir seu range. O fator mais importante quando se abre do BTN é quão tight os blinds são. A Maioria dos TAGs serão muito tights OOP, isto significa que no botão você pode lucrar dando raise com quase todas mãos suited, qualquer Ax, e offsuit cards medianas (embora, com estas menos do que qualquer outra). A idéia aqui é que jogadores assim irão desistir de 90% das mãos, e mesmo que eles vejam o flop você terá posição. Eu penso que a maior parte dos jogadores tight irão dar limp com small pairs, suited connectors, e mãos do tipo KQ, em EP. Levo isso em conta, esses tipos de mãos são do tipo acerta ou erra, eles irão dar c/f no flop ou tentar jogar uma grande mão, que torna mais fácil pra gente dar b/f se nós estivermos fracos podendo então desistir da mão facilmente e nos permitindo decidir quando queremos jogar pots grandes contra nossos oponentes. Eu sou muito mais inclinado a isolar um jogador weak tight com uma mão marginal, do que um jogador loose/passive.

Stack sizes:

Como maioria das coisas, assim que o tamanho do stack aumenta, aumenta também seu range de open e sua estratégia. Eu acabei de falar: “Eu sou muito mais inclinado isolar um jogador weak tight com uma mão marginal, do que um jogador loose/passive.”. Quando eu estou deep (200BB+) esta equação muda e eu vou preferir jogar contra um jogador loose/passive porque eu sei que todas as minhas mãos do tipo 22+ podem ser realmente pagas por esses caras, e eu também posso cbet/extrair com 1 ou nenhum par de tipos de mãos. Mesma coisa se eu quero abrir contra blinds mais loose, você pode dar raise com o range inteiro de mãos marginais, porque você tem posição e uma mão incomun que tem tremendo potencial e frequentemente irá estar disfarcada. Assim que o stack se torna menor, evita mãos do tipo 64s, e use K8s ou A9o, como elas são o pão e a manteiga do bottom do seu range.

Você deve focar em tentar dar raise quando um jogador mais loose dá limp e há jogadores tights para agir atrás de você (todas essas situações estamos falando sobre mãos marginais, você deve dar raise sempre em todo seu range principal).

Então vamos dizer que um 40/20/1 dá limp em MP, você está no BTN com 57s, ele tem mais ou menos 110BB’s e você o cobre. Os blinds são: um nit e um 29/14 que folda o BB para steal (roubo) (esta é uma estatística que você deve estar usando) você pode, com certeza, dar raise com seu 75s lucrativamente, provavelmente 90BB+ nesta situação (stacks efetivos). No caso de o BB jogar 40% das mãos e o SB é um TAG 20/18, você deve dar raise com essa mão menos frequentemente.

Entenda que essas situações são ficção, poker de verdade numa mesa online é completamente diferente de mesa pra mesa, cada uma é unica, só foque em cada fator. Por exemplo, o jogador mais loose no BB. Ele faz com que você queira dar raise com essa mão menos frequentemente, mas vamos dizer que ele dá limp/fold 90% das cbets, isso o faz mais inclinado a dar raise. Considere todas essas coisa quanto tomando uma decisão, e então ache uma solução (raise ou fold). Por valer a pena, se alguem folda 90% das cbets, eu irei isolá-los muito loose, quase independente de outros jogadores na mão, ao menos que os blinds sejam 2 shorties ou algo dessa natureza.

3betting:

Aqui seu range também é o mais amplo. você quer 3betar no botão muito mais frequentemente do que em qualquer outra posição (vá atrás dos outros em posição, não OOP). Aqui você quer que seu peso seja de 3:2, entao para todas 3 value 3bets, você joga 2 blefes. Esta equação tem um mundo contra de oponentes mais adaptados/espertos que realmente irão te perseguir e te atacar PF e posflop, mas até que um oponente apresente vontade de combater sua estratégia, continua a explorar o seu jogo fraco e mantenha a pressão.

Quando 3betando, você deve primeiro considerar posição, o CO é onde o range do seu oponente é o mais amplo, e é a posição que nós iremos mais 3betar esse jogador. A segunda coisa (mas a coisa mais importante) é o % de mãos que esse jogador dá raise. Isso foi discutido anteriormente, mas a idéia geral e que quanto mais o jogador dá raise, mais nós podemos 3betar, contudo, jogadores que dão muito raise, digamos um 38/26, evite 56s e incline-se a AJo, esse tipo de jogadores verão frequentemente o flop com você, e você quer aparecer com uma mão do tipo par forte. A terceira parte dessa equacao é o hand history. Se um jogador continua foldando para 3bets ou da c/f em todos os flops que ele erra, continue a pressiona-lo. Se um jogador é bom e tem mais tendência a 4bets bluff ou c/r no flop com um draw ou completo blefe, evite blefar muito e incline-se a value 3bets. Qualquer range, peso, princípio, idéia ou estratégia neste livro pode ser manipulado para explorar seu oponente, você so deve analisar o jogo dele e chegar a conclusões de como ele joga, então descobrir como explorar (um exemplo simples: se alguem que 3beta 80%+ das mãos, aqui você dá c/r contra esse jogador com air (blefe) para explorar o fato dele 3betar muito frequentemente com mãos marginais, assim, explore-o e faça dinheiro. Isto também faz com que seja mais dificil de jogar contra você e ajuda suas mãos feitas serem pagas por mãos fracas).

Blinds (BB e SB)

Meu range de raise aqui é mais tight que a maioria, tipicamente 88+, AJs, KQs, AK. (nem mesmo AQo!) já que você se encontra em dificeis situações quando um donk dá limp/call e tem posição, enquanto eles estão somente te colocando em AK. Dê check e ganhe unraised pots, sua mão irá constantemente fazer par melhores, etc. e você ganhará mais do que se você tivesse dado raise. Também, faz com que sua vida seja bem mais fácil, jogando menos pots OOP.

3betting:

vs UTG: Normalmente QQ+ e AK, com um muito raro blefe. Algumas vezes eu somente 3beto KK+ se ele é um jogador tight como 17/14, Eu não sei o que pessoas tem te dito, mas você é permitido a flat call TT-JJ e AQ AK vs UTG dos blinds, Se valer a pena um squeeze, eu irei 3betar mais frequentemente. Eu incluirei também JJ se for um LAG ou algo como 21/19.

vs MP: Mesma coisa que UTG, Eu 3beto JJ+ contra os mais loose, contra LAGs eu incluirei TT. Eu também 3beto AK quase 100% das vezes, e AQ muito mais frequentemente também, provavelmente 50%, dependendo. Também irei começar a incluir mãos porcas como 54s ou T9o.

vs CO: TT+, AQ+, AJs ou KQs algo como metade das vezes, as versões offsuits algo como 30% das vezes. Novamente misturando com mãos ruins aleatórias.

vs BTN: Raramente 99. TT+, AJ e KQ muitas vezes, e um monte de porcaria. Lembre-se, esse range é uma inteira reflexão do meu oponente, quão loose ele é, o que eu estou tentando alcançar. Contra jogadores que dão muito call em 3bets eu incluo KQ e AJ mais frequentemente. Contra jogadores que geralmente foldam para 3b, mais 75s ou 98o.

Ok, agora eu quero introduzir e adicionar duas coisas que eu fui pedido para por e eu desisti da primeira vez:

Squeezing:

Um squeeze é 3betar quando há mais de 1 caller, ou até mesmo quando alguém está isolando um donk (a teoria com ambos é que sua linha parece muito forte e irá obter uma alta taxa de sucesso e lucrar muito. Também, se alguém está isolando um jogador fraco, então ele isola com muitas mãos, das quais a maioria não pode continuar com uma 3bet). Conforme você vai subindo de nível, os outros irão começar a ficar p* quando você squeeza e contra-ataca jogando uma quantidade decente de 4bets. É contra esse tipo de oponente que eu diminuo minha frequencia de 3bet (porque eles pensam que eu squeezo muito mais que eu realmente o faço). Mas, a maioria não sabe o que é um squeeze ou como lidar com ele, mesmo que eles saibam o que é. Aqui estão algumas coisas que você não deve fazer quando “squeeza”.

1. Não squeeze AQ, JJ ou TT ao menos que você irá dar call em um shove/4bet. Você estará rasgando dinheiro ao fazer isso.

2. Não squeeze se o(s) caller(s) tem algo como 10BBs. Eu vejo isso muitas vezes, pessoas squeezam 76s e então o donk com 10-20bb da call com Ax. Denovo, rasgando dinheiro.

3. Não squeeze um raiser UTG tight.

4. Não squeeze se seu oponente é louco e você não vai ficar committed com sua mão, algo como AJ ou 99, algo marginal.

5. Não squeeze 56s, A5s ou T9o, mãos porcas, se você sabe que o overcaller é um donk e irá dar overcall na sua 3bet e causar problemas. FWIW, este é um grande problema OOP e um pequeno problema IP (em posição).

Ball till you fall – Mantenha a pressão até ser pego.

Ou, squeeze até funcionar. Alguns jogadores são tão weak tight que eles não conseguem ajudar a si próprios. Em HU, pessoas falam que abrir todo BTN é matematicamente correto até que seu oponente se ajuste. Mesma coisa aqui, ou qualquer lugar no poker, até que seu oponente lhe de uma razão para não squeezar (por exemplo, 4betting ou dando call e shovando flops) continue squeezando e cbetando. Tome o dinheiro dele se ele quer lhe doar. Isto pode ser aplicado em qualquer lugar, então vamos fazer outra coisa enfatizada:

Até que seu oponente dê uma razão para parar de lhe explorar, continue o explorando. Continue squeezando até que ele façaa algo contra, mantenha value bets até que ele dê raise, mantenha double barreling até que ele de raise no turn, etc.

Se seus oponentes são weaktight (jogadores TAG em 25-200NL), eu provavelmente squeezaria eles em quase todas as situações, com qualquer mão lixo, até que, como nós ja discutimos, eles se ajustem, simplesmente porque parece tao forte e é muito lucrativo. Realmente, você é livre para squeezar qualquer que seja sua “trash hand” favorita, small pairs, Axs, SC’s, 98o ou qualquer outra coisa. Todavia você pode squeezar com AJ ou KQ também.

Squeeze OOP:

Somente se seu oponente é muito fraco e te dá muito credito. Eu diminuo consideravelmente minha frequencia de squeeze (somente um plano de jogo generalizado, eu coloco menos dinheiro OOP) estando nos blinds, basicamente.

Squeeze IP: All fcking day

Nunca bete um squeezed pot no flop ao menos que:

1. Você vai shovar ou crai o turn.

2. Seu oponente folda muito, então o call/shove dele definitivamente significa que você está em maus lençois.

Isso é meio confuso, o que eu não quero que você faça é cbetar em reraised pot se você tem air. Você não tem idéia de como isso é explorável com oponentes difíceis. Está OK em c/f um RR pot com air.

Eu quero continuar essa discussão sobre squeezing numa discussão de 3bet em geral.

Quando você 3beta um jogador e recebe um call, você deve saber mais ou menos o que ele tem. Nunca 3bete bluff um donk OOP (um loose, não um weaktight). Eu, tipicamente, sou muito tight nessas situações. Então vamos olhar com que teoricamente, se você 3beta um LAG/TAG, eles podem dar call IP com:

tabela range squeeze call

Range de mãos que podem dar call IP ao seu squeeze.

Claro que eles podem jogar mãos aleatórias que nós não podemos contar, mas geralmente, ao menos que seu oponente esteja fazendo um grande move, estas são as únicas mãos que irá realmente aparecer no range dele. FWIW (No que vale a pena), é provavelmente inclinado a 88+ AJ e KQ.

OOP é um pássaro de cores diferentes. Se um TAG dá call na minha 3bet OOP mais cedo na session ou sem history, eu coloco rapidamente ele em TT+ ou AQ exatamente. Eu cbeto boards K e Axx, por outro lado, eu c/f se eu tenho air IP. Mais ou menos como eu falei sobre squeezing, é, basicamente, 3betting no geral. Ao menos que seu oponente desista de muitos cbets, você, absolutamente, não está permitido a cbetar flop em um RR pot e c/f o turn. Para ser honesto, seus oponentes irão normalmente flat call o flop com pares fracos ou float com overs talvez, mesmo assim, quando vem o turn, é 100% ok double barrel bluff no turn. Pense  como você joga contra 3bets de outros. Também pense logicamente (usando a lógica). Olhe para o range de call de cbets no flop e range de call de cbets no turn, um é muito maior que o outro.

Última coisa que eu quero dizer sobre 3betting é:

Eu 3beto TT-KK e o flop vem Axx, o que eu faço? Bem, se você tem reads com que o seu oponente da flatcall você pode ajustar, mas betar sem reads (aka “blefe”) é normalmente a melhor opção porque muito frequentemente seu oponente irá o colocar em teste e eu vejo muitos posts de jogadores cometendo erros OOP onde eles checkam KK em um Axx e deixam de ganhar muito value. Basicamente, sem history e reads, você deve dar bet/fold.

Donk betting (leading):

Esta é uma parte muito interessante do jogo, muitos poucos jogadores o fazem. Eu não faço muito, mas há certas situações que são muito importantes. A razão que eu não faço muito é porque pessoas cbetam MUITO no geral, então c/r é tipicamente melhor. Mas nem sempre. Não donkbete sem uma razão, tenha um propósito.

Geralmente c/c um weak flush draw, como 65s em QJ8ss não é lucrativo, c/r deve ser lucrativo, mas, novamente, não é assim tão simples. Basicamente, não é nada de errado em dar lead (antecipar) no flop com sua mão. A coisa boa em dar lead nesse board, com essa mão, é que nós podemos facilmente b/f, e desde que nosso oponente não tenha idéia do nosso range de lead (até nós construirmos uma extensa history). Nos seus olhos nos podemos ter qualquer coisa, então nós podemos estar certos de que estamos mortos se ele der raise. A primeira vez que eu dou lead contra alguém, eu normalmente terei algumas mãos fracas. O que eu nunca farei é dar lead em qualquer draw/mão feita e c/f o turn. Algumas vezes eu decido em dar lead com KQ em Axx ou T9 em K86 ou algo parecido, mas vamos dizer que eu tenha 98s com um BDFD (backdoor flush draw) em Kxx, é melhor você acreditar que eu estarei betando o flop E o turn, não importa qual seja o turn. Eu realmente não acho que você deve dar lead com mãos feitas fortes sem uma boa razão, como uma history de que seu oponente sempre o coloca em mãos fracas (ele viu você b/f quando deu lead ou foi pro showdown com segundo par ou algo parecido). Por outro lado, eu sempre faço com semi-bluffs. “Ball till you fcking fall”. Algumas vezes dou lead com KQ em Kxx ou algo parecido, especialmente se há FD, planejando em b/c o flop e crai turn em um turn que não traga uma 3a carta pra flush. C/c alguns oponentes não é errado, só lembre-se que você esta no topo de seu range contra loose/bons jogadores que você provavelmente tem que ver 2 e normalmente 3 streets se você der c/c. O que você não deve fazer é dar lead com 99 em J77 ou 77 em K42 ao menos que seu oponente é ruim e fará a mão ser jogada facilmente porque bons jogadores irão ver direito através disso (até TAGs médios conseguem bater essa estratégia) porque é tão transparente como vidro. Se seu oponente respeita seu lead por algum motivo, vá em frente, mas lembre-se, tem que betar o flop E o turn, não importa qual seja.

Parte IV

Deixe um comentário

